terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

VIDA DE MARTINHO LUTERO E ORIGEM DO PROTESTANTISMO.


Esta é minha postagem mais longa, trata-se de um resumo da biografia de  MARTINHO LUTERO, um    homem extremamente católico, mas que não teve forças pra lutar pela sua verdade, preferiu desistir dos seus objetivo e seguir como ele bem entendeu. Fundando o movimento protestante no mundo.                   

                    O Começo da Vida de Lutero
          
1. O Começo da Vida Acadêmica - Lutero nasceu em 10 de Novembro de 1483, em Eisleben, na Saxônia Prussiana. Ele morreu na mesma cidade, numa viagem, no dia 18 de Fevereiro de 1546. 
Após a reforma começar, Lutero foi freqüentemente difamado por seus oponentes católicos romanos. Em particular, foi dito que a mãe de Lutero manteve relações sexuais com o diabo e que Martinho era sua prole!
Aos 18 anos de idade, ele entrou na Universidade de Erfurt e recebeu seu Bacharel em Artes em 1502 e seu Mestre em Artes em 1505. Seguindo os desejos de seu pai, ele se preparou para a carreira em Direito. Contudo, dois eventos mudaram o curso de sua vida. Primeiro, ele foi abalado pela morte súbita de um amigo íntimo. Segundo, logo após isto, em 2 de Julho de 1505, ele foi pego numa violenta tempestade com trovões perto de Erfurt, e ficou tão aterrorizado que ele caiu no chão e gritou: “Santa Ana, ajude-me e me tornarei monge!” (Ana era a santa padroeira dos mineiros e das pessoas em perigos nas tempestades com trovões). Ele imediatamente se uniu ao convento Agostiniano em Erfurt, para completa consternação de seu pai.
Dois irmãos de Lutero morreram de praga bubônica (a morte negra), aproximadamente no tempo em que ele entrou no monastério. Outro irmão (James) sobreviveu e visitou Martinho em Wittenberg, na década de 1530. Além disto, conhecemos muito pouco sobre a sua família.

2. Lutero como um Monge - Lutero foi um piedoso católico romano e venerador da Virgem Maria. Ele tomou para si os mais servis e humilhantes deveres, esperando subjugar o seu orgulho. Ele mendigava nas ruas, lavava o chão, e sujeitava seu corpo a um ascetismo rigoroso e a uma tortura infligidora. Ele estava obcecado para encontrar a paz da salvação, mas repetidamente falhou (uma ansiedade severa da alma a qual ele se referia como Anfechtungen). Ele foi ordenado ao sacerdócio em 2 de Maio de 1507, tempo no qual ele realizou a sua primeira Missa. Sendo instruído pelos seus professores que um sacerdote realmente segurava “seu Deus” em suas mãos e O oferecia aos outros, Lutero duvidou de sua dignidade para realizar tal tarefa. Ele tremeu no altar e teve que ser assistido para completar a cerimônia.
O padre confessor de Lutero, no monastério, era um homem chamado Johannes Staupitz, ao qual Lutero mais tarde atribuiu muito dos seus discernimentos teológicos. Lutero freqüentemente ia à Staupitz para confissão, até que o último o admoestou que parasse até que tivesse algo realmente pecaminoso para confessar!

3. Lutero o Professor - Sua carreira de ensino começou em 1508, em Wittenberg. Durante o inverno de 1510-11, ele foi a Roma, uma cidade então cheia de entusiasmo pela Renascença, mas indiferente para com a religião. Lutero ficou apavorado com a incredulidade e imoralidade do papado, uma impressão que indubitavelmente foi instrumental para sua conversão. No seu retorno a casa, ele disse:
“Algumas pessoas levam dinheiro a Roma e trazem indulgências de volta. Eu, como um tolo, carreguei cebolas para lá, e trouxe alhos de volta”.
Por isto Lutero queria dizer “que ele carregou seu desespero para Roma, esperando ser liberto dele, mas foi embora com um desespero ainda mais profundo” (Thompson, 390). 

[Michelangelo pinta a Capela Sistina em 1512].
De acordo com o testemunho do seu filho, Paulo (que reivindica ter ouvido isso de seu pai, em 1541), foi durante sua visita a Roma que Lutero subiu de joelhos os 28 degraus da famosa Scala Santa (alegadamente os degraus retirados do Corredor do Julgamento, em Jerusalém), beijando os lugares onde o sangue de Cristo era dito ter caído, tudo isso para assegurar para si mesmo a indulgência adicionada a esta performance ascética, desde os dias do Papa Leão IV, em 850. Repentinamente, abatido pela futilidade de suas ações, se levantou e retornou à Alemanha.
Ele recebeu seu doutorado em 1512 e começou a ensinar a Bíblia. De 1513 a 1515, ele ensinou Salmos, e de 1515 a 1517, ele ensinou Romanos, Gálatas e Hebreus. Durante este período, seus sentimentos de extrema imperfeição diante de Deus, foram intensificados. Ele foi assombrado com a compreensão de que um Deus de infinita justiça nunca poderia ser satisfeito com os seus miseráveis esforços em busca da pureza. Após sua conversão, ele recordou dos seus anos como monge e descreveu sua luta:
“Eu era um bom monge, e cumpria minhas regras tão estritamente que me aventuro a dizer que, se algum monge entrasse no céu pelo monastério, eu teria conseguido. Todos meus companheiros no monastério que me conheciam, me confirmariam isto. Porque, se eu tivesse ido muito longe, eu teria me martirizado até à morte, com vigílias, orações, leituras e outras tarefas”.
“Porque eu esperava que encontraria paz de consciência com jejuns, orações, vigílias, com as quais eu afligia o meu corpo; mas, quanto mais eu me esforçava com coisas como estas, menos paz e tranqüilidade eu conhecia”.
“Quanto mais santo, mais incerto eu me tornava”.
“Após vigílias, jejuns, orações e outros exercícios de natureza rígida, com os quais, como um monge, eu me afligia quase até à morte, a dúvida ainda era deixada em minha mente, e pensava, Quem sabe que estas coisas são agradáveis a Deus”.
[As citações precedentes foram tomadas do livre de Bard Thompson, Humanists and Reformers, 388].

Sua conversão aconteceu em 1516-17, sobre a qual ele escreveu o seguinte:
“Ainda que, como monge, eu levasse uma vida irrepreensível, sentia que era um pecador perante Deus, e tinha uma consciência extremamente perturbada. Não podia acreditar que Deus era aplacado com as satisfações que eu lhe dava. Eu não amava, mas sim, odiava a justiça de Deus que pune pecadores e, secretamente, se não com blasfêmia, com certeza murmurando muito, estava irado contra Deus e disse: “Como se não bastasse que miseráveis pecadores, eternamente perdidos por causa do pecador original, sejam esmagados por toda espécie de calamidade pela Lei do Decálogo, Deus tivesse de acrescentar dor em cima de dor pelo Evangelho, e também com o Evangelho nos ameaçando com sua ira justa!” Deste modo, eu me irava, com uma consciência furiosa e perturbada. Todavia, persistentemente golpeava aquela passagem de Paulo, querendo ardentemente entender o que ele quis dizer com “a justiça de Deus”.
Finalmente, pela misericórdia de Deus, meditando de dia e de noite, consenti ao contexto das palavras, a saber: “Porque no Evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé”. Então comecei a entender [que] a justiça de Deus é aquela pela qual o justo vive por um dom de Deus, em outras palavras, pela fé. E este é o significado: no Evangelho, é revelada a justiça de Deus, isto é, a justiça passiva com a qual [o] Deus misericordioso justifica-nos pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Foi quando senti como se tivesse nascido de novo e entrado no paraíso por portões abertos. Aqui, me foi mostrada uma face completamente diferente da Escritura. Com base nisso, percorri outra vez, de memória, os textos das Escrituras (...)
E, exaltei minha palavra amabilíssima com um amor tão grande quanto o ódio com o qual antes havia odiado “a justiça de Deus”. Portanto, aquela passagem em Paulo tornou-se para mim verdadeiramente o portão para o paraíso (Prefácio aos Escritos em Latim, LW, 34:336-37).
Não é necessário dizer que a descoberta de Lutero da graça bíblica e a sua conversão pessoal alteraram radicalmente sua visão sobre o papado Católico Romano. O evangelho, Lutero argumentou, repudia “a ímpia idéia do reinado inteiro do papa, o ensino de que um cristão deve estar incerto sobre a graça de Deus para com ele. Se esta opinião permanece, então, Cristo é completamente inútil...Portanto, o papado é uma verdadeira câmara de tortura de consciências e o próprio reino do diabo” (LW 26:387).


B.            Lutero Quebra com Roma
1. A Venda de Indulgências: Lutero e Tetzel - Com o intuito de financiar a reconstrução da igreja de São Pedro em Roma, o Papa Julius II e Leão X sancionaram a venda indiscriminada de indulgências. Na linguagem de Roma, indulgentia é um termo para anistia ou remissão de castigo, em particular, a remissão dos castigos temporais (não eternos) pelo pecado, sob a condição de que a pessoa realizasse boas obras específicas e fizesse contribuições financeiras generosas à Roma. Somente Deus pode perdoar o castigo eterno pelo pecado, mas o pecador ainda deve suportar o castigo temporal pelo pecado, seja nesta vida ou no purgatório. Esta última penalidade estava sob o controle do papado e do sacerdócio. Assim, por um preço, a igreja podia reduzir tanto o grau como a duração do castigo no purgatório, tanto para você como para os seus queridos falecidos, que já estão lá.
Quem estava na liderança da venda de indulgências na Alemanha era um monge Dominicano, bem conhecedor por sua imoralidade e bebedeira, por nome de Johann Tetzel. Ele começou seu negócio na borda da Saxônia, em Juterbog, poucas horas de Wittenberg. Tetzel era particularmente rude e mercenário em suas táticas. Ele usava frases poéticas para destacar o benefício das indulgências. Por exemplo,
“Quando a moeda no cofre soar,
A alma do purgatório saltará”.
Ele pregava:
“Indulgências sãos os mais preciosos e mais nobres dons de Deus...Venham e eu vos darei suas cartas, todas propriamente seladas, pela qual até mesmos os pecados que vocês intentam cometer, podem ser perdoados...Mas muito mais do que isto, as indulgências não beneficiam somente os vivos, mas os mortos também....Padre! Nobre! Comerciante! Esposa! Jovem! Moça! Vocês não ouvem seus pais e seus outros amigos que estão mortos, e que clamam do fundo do abismo: 'Estamos sofrendo tormentos horríveis! Umas esmolas miseráveis nos libertariam; você pode dar, mas não quer!'?”.
Era difícil para as pessoas resistirem aos apelos engenhosos de Tetzel, tanto ao egoísmo deles como ao amor pelos pais.
A estória diz que após Tetzel ajuntar uma larga soma de dinheiro da venda de indulgências em Leipzig, um homem se aproximou dele e perguntou se ele poderia comprar uma indulgência por um pecado futuro, que ele estava planejando cometer. Tetzel disse que sim, e eles ajustaram o preço. Após isso, o homem atacou e roubou Tetzel, explicando que este era o pecado futuro que ele tinha em mente!
Tetzel tinha uma “tabela de preços” para o perdão de pecados:
Bruxaria - 2 ducados
Poligamia - 6 ducados
Assassinato - 8 ducados
Sacrilégio - 9 ducados
Perjúrio - 9 ducados
Lutero perdeu sua paciência quando um bêbado caído no chão lhe mostrou um certificado de indulgência, como garantia para a sua condição inébria.
As indulgências podiam também ser obtidas por ver ou venerar certas relíquias. O príncipe de Lutero, Frederico o Sábio, era dono de uma das maiores coleções de relíquia na região, com mais de 19.000 peças, e valendo mais de 1.900.000 dias de indulgência. A coleção de Frederico incluía um pedaço da sarça ardente, ferrugem da fornalha de fogo, leite do seio de Maria, e um pedaço do berço de Jesus, só para citar algumas. A coleção de relíquias do Cardeal Albrecht valia mais de 39.245.120 dias de indulgência.

2. As 95 Teses: 31 de Outubro de 1517 - Enfurecido por estes acontecimentos blasfemos, na tarde de 31 de Outubro de 1517, Lutero publicou na porta do castelo-igreja de Wittenberg, as 95 teses ou proposições sobre o assunto das indulgências e solicitou uma discussão pública sobre o assunto. Houve pouca resposta inicial, mas a rápida circulação das teses (intituladas “Discussão para explicar a Virtude das Indulgências”) certamente instigou as coisas. Schaff escreve isto sobre as teses:
“Não houve nenhum protesto contra o Papa e contra a Igreja Romana, ou contra qualquer uma das suas doutrinas, nem mesmo contra as indulgências, mas somente contra o seu abuso. Elas expressamente condenavam aqueles que falavam contra as indulgências (Tese 71), e assumiam que o próprio Papa preferiria ver a Igreja de São Pedro em cinzas, antes do que construí-la com a carne e o sangue de suas ovelhas (Tese 50). Elas implicam uma crença no purgatório. Elas em nenhum lugar mencionam Tetzel. Elas são silentes sobre fé e justificação, que já formavam a essência da teologia e piedade de Lutero. Ele desejava ser moderado, e não tinha a mínima idéia de uma separação da igreja-mãe. Quando as Teses foram publicadas em suas obras selecionadas (1545), ele escreveu no prefácio: Permiti que elas permanecessem para que por elas possa se mostrar quão fraco eu era, e em que estava flutuante de mente estava, quando comecei esta empreitada. Eu era um monge e um papista maluco, e estava tão submerso nos dogmas do Papa, que teria prontamente matado qualquer pessoa que negasse obediência ao Papa”.

3. O Debate de Augsburgo: Lutero e Cajetan (Outubro de 1518)
“A história sempre se lembrará da dramática apregoação das teses contra as indulgências em 1517, e o ainda mais dramático confronto em Worms, diante da Igreja e do Estado em 1521, mas o julgamento em Augsburgo foi igualmente dramático e provavelmente mais momentoso do que os outros. Em 1517, virtualmente desconhecido fora de sua Ordem, Lutero estava no chão seguro de sua universidade; em 1521, agora famoso, ele tinha o apoio certo não somente dos eruditos, mas da sociedade –– possivelmente metade da Alemanha. Em 1518, quando partiu para enfrentar Cajetan em Augsburgo, ele era um monge solitário e miserável, que não sabia como a Igreja ou o Império o tratariam, e nem mesmo o que eles fariam com ele durante o seu percurso para lá. Se algum homem já partiu em fé sozinho, Lutero o fez. Amigos influentes o advertiram que nunca lhe seria permitido voltar; Staupitz suplicou para que ele escapasse enquanto podia. Ele respondeu, 'Cristo governa em Augsburgo, mesmo no meio dos Seus inimigos'” (Atkinson, 169).

4. O Debate de Leipzig: Lutero e Eck (27 de Junho - 15 de Julho de 1519) - O colega de Lutero, Andreas Carlstadt (1480-1541), começou o debate, mas foi tristemente vencido. O ponto primário da discussão foi a confissão de Lutero de que tanto o Papa como a Igreja erraram, enquanto que somente a Escritura é infalível. Lutero concluiu seu argumento dessa forma:
“Eu lamento que o erudito doutor (Eck) mergulhe na Escritura somente até onde a aranha-da-água mergulha na água –– além disso, ele parece fugir dela assim como o Diabo da Cruz. Eu prefiro, com toda deferência pelos Pais, a autoridade da Escritura, a qual, com isto, recomendo ser o juiz da nossa causa”.
A tática final de Eck foi assimilar Lutero com o “herético” Hus que tinha sido queimado na estaca. Inicialmente Lutero negou afinidade com Hus. Contudo, durante um intervalo para almoço (literalmente!), Lutero foi à biblioteca e leu os registros da condenação de Hus, no Concílio de Constância. Quando o debate recomeçou, Lutero admitiu sua simpatia por Hus e sua concordância com muito do que o Boêmio ensinou.
[Leonardo da Vinci morre em 1519]

5. Os Panfletos Publicados de Lutero - Durante o período de Julho a Outubro de 1520, Lutero escreveu suas 3 obras mais eficazes. EmAddress to the German Nobility [Discurso à Nobreza Alemã] ele ataca três muralhas do edifício Católico Romano: a reivindicação de que o poder espiritual da Igreja Católica Romana era superior ao poder temporal dos reis e príncipes; a reivindicação de que ninguém poderia interpretar a Escritura, senão o Papa; a reivindicação de que somente o Papa poderia intimar um concílio geral. Ele também criticou o conceito do celibato sacerdotal. Lutero disse: o papa não tem poder para ordenar o celibato mais do que o “tem para proibir o se alimentar, o beber, o movimento natural do estômago, ou o engordar”. No The Babylonian Captivity of the Church [Cativeiro Babilônico da Igreja], Lutero atacou o sistema sacramental Católico Romano e em seu On the Freedom of the Christian Man [Sobre a Liberdade do Homem Cristão] ele fala das liberdades do crente, tanto em relação aos assuntos espirituais como em relação à autoridade do estado.

6. Exsurge Domine: a Bula de Excomunhão (15 de Junho de 1520) - Este decreto papal excomungou Lutero, exigiu a queima de seus livros, e condenou toda a Reforma. Lutero respondeu jogando o documento no fogo (10 de Dezembro de 1520), quando ele disse estas palavras: “Como tu (o Papa] tens atormentado a Santa Palavra do Senhor, possa o fogo eterno te atormentar!”.
“Um tremor se espalhou pela Europa quando essa ficou sabendo que um monge obscuro, um homem que não tinha nada além de sua fé em Deus, queimou uma bula papal. Foi o sinal ardente de emancipação. A alma individual tinha descoberto seu verdadeiro valor. Se a Reforma pode ser datada, esta data deve ser 10 de Dezembro de 1520. Se eras podem ser datadas, nossa era moderna começou às nove horas daquela manhã” (Atkinson, 197).

7. A Dieta de Worms (1521) - Lutero apareceu diante da dieta no dia 17 de Abril, às 16:00h, onde ele estava para se defender diante de Charles V, Santo Imperador Romano (então com apenas 19 anos de idade). Charles disse: “É ridículo que um único monge possa estar certo em sua opinião e toda a Cristandade em erro por mil anos ou mais”.
Ele respondeu duas perguntas. Primeiro, ele reconheceu que os livros sobre a mesa diante dele eram seus. Em segundo lugar, foi lhe perguntado se ele afirmaria ou retrataria o que tinha escrito. Lutero pediu um tempo para refletir e orar antes de responder, e foi lhe dado 24 horas. Aqui está o texto de sua resposta:
“Eu não posso negar que os livros mencionados são meus, e nunca negaria qualquer um deles: eles são minha prole; e escrevi alguns outros que não foram mencionados. Mas, quanto à pergunta, se reafirmarei tudo nos mesmos termos, ou se retratarei o que expressei além da autoridade da Escritura, –– pois o assunto envolve a questão da fé e da salvação das almas, e porque ela diz respeito à Palavra de Deus, que é a maior coisa no céu e na terra, e a qual todos devemos reverenciar, –– seria perigoso e imprudente para eu fazer qualquer declaração não premeditada, pois na fala não premeditada eu posso dizer algo menor do que o fato e algo maior do que a verdade; além do mais, lembro do dito de Cristo, quando declarou, 'Qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus, e diante dos Seus anjos'. Por estas razões, imploro, com todo respeito, que vossa Majestade Imperial, me dê tempo para deliberar, para que eu possa responder a pergunta sem injúria à Palavra de Deus e sem perigo para minha própria alma”.

Retornando no dia 18 de Abril, às 6:00h da manhã, ele entregou esta agora famosa resposta:
“A menos que possa ser refutado e convencido pelo testemunho da Escritura e por claros argumentos (visto que não creio no Papa, nem nos concílios; é evidente que todos eles freqüentemente erram e se contradizem); estou conquistado pela Santa Escritura citada por mim, minha consciência está cativa à Palavra de Deus: não posso e não me retratarei, pois é inseguro e perigoso fazer algo contra a consciência. Esta é a minha posição. Não posso agir de outra maneira. Que Deus me ajude. Amém!”.
Lutero deixou Worms imediatamente, e no dia seguinte foi denunciado pelo Imperador como “um herético notório”, que devia ser silenciado. Lutero foi chamado de um criminoso que cometeu alta traição e, conseqüentemente, recebeu uma sentença de morte. No dia 26 de Maio de 1521, o Imperador emitiu este decreto:
“Ordenamos que nenhum de vocês tome o supracitado Martinho Lutero em suas casas, não o recebam em corte, e nem lhe dêem comida nem bebida, nem o escondam, que não lhe proporcionem nenhuma ajuda, favor, apoio, ou encorajamento, nem clandestinamente ou em público, através de palavras ou atos. Onde o puderem pegar, prendam-no e o dominem, capturem-no e o enviem a nós sob segurança máxima”.
Sobre qual seria a importância da Dieta de Worms, um autor respondeu:
“A Dieta de Worms, o aparecimento de Lutero ali, em 17 de Abril de 1521, pode ser considerado como a maior cena na história moderna da Europa; foi realmente o ponto à partir do qual toda a história subseqüente da civilização se ergueu. De um lado, a pompa e o poder do mundo estavam ali; do outro, de pé, em favor da verdade de Deus, um homem, o filho do pobre mineiro Hans Lutero. Nossa petição –– a petição do mundo inteiro a ele, era: Liberta-nos; está nas tuas mãos; não nos abandone. Lutero não nos abandonou. Este foi, como dizemos, o maior momento na história moderna dos homens –– o Puritanismo Inglês, a Inglaterra e os seus Parlamentos, a vasta obra da América nestes dois séculos; a Revolução Francesa; a Europa e a sua obra por todas as partes no presente –– o germe de todos estes descansa ali. Tivesse Lutero agido de outra maneira naquele momento e tudo o mais seria de outra forma. (Thomas Carlyle, como citado em P. C. Croll, ed., Tributes to the Memory of Martin Luther [Philadelphia: G. W. Frederick, 1884], pp. 49-50).

8. O Exílio de Lutero no Castelo de Wartburg (1521-22) - Frederico “o Sábio”, o governador civil de Lutero, arranjou seu “seqüestro” durante a viagem de volta à Wittenberg. Ele foi levado para o Castelo Wartburg, em Turíngia [região sul da atual Alemanha], e permaneceu ali por dois anos. Durante este tempo foi proibida a leitura dos seus livros e uma recompensa pela sua captura foi anunciada. O próprio Lutero estava ativo, traduzindo o Novo Testamento para o Alemão.


C. O Desenvolvimento do Movimento Luterano

1. Radicalismo Protestante: Carlstadt, os Profetas Zwickaus, e Thomas Munzer - Enquanto no exílio em Wartburg, dois dos discípulos de Lutero foram deixados a cargo dos assuntos em Wittenburg: Philip Melancthon e Carlstadt, sendo que o último impôs a sua própria liderança. Thompson explica:
“Por volta do Natal de 1521, o berço da Reforma estava engolfado numa iconoclastia selvagem, sob a administração de Carlstadt. A Missa Católica foi destruída e refeita. Monges e freiras saíam dos conventos e se casavam. As igrejas e capelas monásticas foram cenas de profanação. No meio do tumulto, os Profetas de Zwickau chegaram; eram três profetas [Nicholas Storch, Thomas Drechsel, Marcus Thomae], assim chamados por terem sido expulsos recentemente da cidade de Zwickau. Eles eram entusiastas no sentido técnico da palavra; isto é, eles professavam ter recebido novas revelações de Deus, totalmente aparte da Bíblia, cuja relevância excedia àquelas da Bíblia. Eles então começaram a ridicularizar Martinho Lutero por sua dependência escrava às Escrituras. Eles insultavam: 'Bíblia, Babel, Bobo', zombando do interesse bíblico de Lutero” (Thompson, 405-06).
De acordo com Lindberg, os três homens “chegaram a Wittenberg logo após o Natal, reivindicando sonhos e visões divinamente inspirados de uma invasão turca, a eliminação de todos sacerdotes e o eminente fim do mundo. Eles mais adiante reivindicaram que as pessoas deveriam ser ensinadas somente pelo Espírito Santo, sem nenhuma conexão com Cristo e a Bíblia” (The European Reformations, 104). Munzer (1489-1525) também reivindicou revelação extra-bíblica de uma forma que minava a autoridade da Escritura. De acordo com Munzer, a verdadeira e viva palavra de Deus deve ser ouvida diretamente da boca de Deus, e não indiretamente de algum livro, nem mesmo da Bíblia. Ele apelou para uma Palavra Interior para justificar a crença de que os últimos dias estavam às portas e que a igreja deveria levantar as armas, tanto contra as autoridades civis como contra o papado medieval. Lutero, disse ele, “não sabe nada sobre Deus, embora ele possa ter engolido cem bíblias”. Ao que Lutero replicou: “Eu não teria escutado Thomas Munzer, mesmo que ele tivesse engolido o Espírito Santo, as penas e tudo mais!”. Lindberg identifica a principal diferença teológica entre os dois. Na teologia de Munzer,
“A sola scriptura é deslocada pela sola experientia. A fé escriturística é uma fé morte que adora um Deus mudo. O Deus que fala é o Deus que é experimentado diretamente no coração. Numa carta enviada a Melancthon, datada de 29 de Março de 1522, Munzer escreveu: 'O que eu desaprovo é isto: que é um Deus mudo que vocês adoram....Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus; note que ela sai da boca de Deus, e não de livros” (151)

3 comentários:

  1. Voce precisa pesquisar a fundo a vida de Martinho, so assim vera que não foi nada daquilo que se pensa,ele so espalhou confusão. Quem esta com Cristo ajunta,quem não esta espalha.A reforma hoje ja conta com mais de 40000 denominaçoes e continua acelerada esfacelando-se.Discuçoes na Igreja ja haviam desde os tempos de paulo,mas eram resolvidas sempre e a verdadeira Igreja continua firme ate hoje,nao se divide,isso foi prometido por Cristo,é profecia que se cumpre há 2000 anos,só não ve quem não quer ver.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK JA VI Q QM ESTA POR TRAS DESSE BLOG E UM BELO E DORADOR DE IMAGEN, CATOLICO, NE...PARABENS...SUPER CONSTRUTIVO.

    ResponderExcluir
  3. VIVA LUTERO! UM VERDADEIRO LÍDER!!
    só podia ser um blog de fanático cutólicu amante do pádi marcelufroxo...

    ResponderExcluir