domingo, 19 de fevereiro de 2012

ORIGEM DO CARNAVAL




É CARNAVAL É A DOCE ILUSÃO...


É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio - o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.?
Para entendermos um pouco mais, vamos até a raiz, para termos esclarecimento de toda artimanha bolada pelo inimigo:
Os povos pagãos antigos homenageavam seus deuses greco-romanos em grandes festas. Entre elas, existiam as saturnias (para o deus Saturno) e os bacanais (para o deus Baco, na mitologia romana, conhecido também como Dionísio, na mitologia grega). Essas comemorações, geralmente realizadas em novembro e dezembro, eram regadas a muito vinho e com direito a orgias diversas.
Nos primeiros séculos a Igreja Católica não tinha expressão dentro do mundo greco-romano. Somente no século 4, o imperador Constantino publica o Edito de Milão (313 d.C.), que torna o catolicismo a religião oficial do Império e proíbe a perseguição de cristãos. A partir do século 4, a Igreja cria uma estrutura mais forte e elabora um cronograma oficial para as festas litúrgicas "Natal, Quaresma e Páscoa" dentro do calendário Juliano.
Como a Igreja pautava-se nos padrões éticos e morais, não permitia uma série de coisas na Quaresma, como a realização de bacanais e saturnias. Então, as pessoas passaram a aproveitar o último dia antes do início da Quaresma para fazer tudo a que tinham direito. O carnaval é realizado justamente neste período e remonta as características das festas pagãs.
Vários estudiosos já tentaram explicar a origem da palavra carnaval. Entre as aceitas está carnelevale, do dialeto milanês, que significa tempo em que se tira o uso da carne. O carnaval é propriamente a noite anterior à Quarta-feira de Cinzas, quando começa o período de abstenção de carne, por parte dos religiosos.
  Bom, sabemos que hoje toda a festa não passa de mero comércio, um meio bem elaborado de ganhar dinheiro, só no Rio de Janeiro, o governo federal investiu mais de 12 milhões de reais na ''montagem'' do carnaval. Aqui no Ceará, as pequenas cidades, principalmente no litoral tem uma arrecadação milionária.
   Sabemos também que este é um período em que a saúde pública se mostra mais caótica, quantos não morrem por falta de atendimento? quantos assaltos? quantas crianças nasceram daqui a 9 meses? Mas pra isso o governo não aumenta o investimento.
   É uma pena que não abrimos os nossos olhos pra vermos o quanto somos tolos e fáceis de ser manipulados com a promessa de uma falsa alegria.
  


 Meu próximo post será sobre "OS NÚMEROS DO CARNAVAL", e vocês verão como eu estou falando a verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário