sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

REAL ORIGEM DO ESPIRITISMO



Esta é tida como a primeira ação espírita que está de acordo com o espiritismo como ele é pregado hoje. após isso se fundiu em forma de reuniões da maneira como conhecemos. 
             IRMÃS FOX
A 2 de dezembro de 1847, o pastor metodista John D. Fox, com sua esposa e duas filhas pequenas, mudava-se para um casinha conhecida sob o nome de "Dydesville" no bairro de Arcádia, do condado de Wayne, no estado de Nova York. Poucos dias depois a mãe, chamada Margaret começou a ouvir barulhos que ela considerou um tanto estranhos, apesar de procederem do guardo das meninas e precisamente quando elas deviam ainda estar acordadas. Foram as meninas exercitando-se durante bastante tempo na produção dos "barulhos estranhos", de modo que esses ruídos, inicialmente leves, eram três meses mais tarde, em fevereiro de 1848, perfeitas pancadas secas, idênticas aos hoje tão conhecidos raps.
A 31 de março daquele mesmo ano, 1848, realizava-se a "primeira seção de espíritismo". Das meninas, Margaret tinha naquela época oito anos e meio; e Cathy sete anos de idade.
Naquela noite, diante da mãe, a menor das irmãs, Cathy, disse a Margaret: "Pé rachado, faça como eu", e batendo com os dedos da mão ou dando palmadas, dizia: "Conta: um, dois, três.". Imediatamente soaram, sem que a mãe pudesse precisar onde, uma, duas, três pancadas. As meninas estavam deitadas na cama de madeira...
A mãe, assustada, apesar de plena tranqüilidade e dos risos das meninas, quis experimentar e perguntou aos ruídos que lhe dessem a idade de suas filhinhas menores: ouviram-se logo oito raps, após uma pequena pausa, soaram outros sete raps, e se acrescentaram ainda outros três que correspondiam aos anos de uma irmãzinha que falecera.
A mãe ficou completamente desconcertada e, sendo supersticiosa, logo perguntou: "É algum ser vivente que responde tão concretamente as minhas perguntas? Em caso afirmativo, de duas pancadas". Não ouve resposta.
Perguntou então, e é este o momento exato do nascimento do espiritismo: "Será uma alma?" Imediatamente se ouviram duas pancadas secas, claras.
- "É uma alma do inferno?" Duas pancadas.
Com o mesmo sistema, obtida autorização da alma penada para que viessem os vizinhos, continuou a sessão espírita inaugural.

As irmãs Fox estabeleceram na sua casa de Hydesville o primeiro contato codificado com um "espírito", que respondia a suas perguntas por meio de uma série de golpes. Vemos neste texto o fenômeno Telérgico Tiptologia.
Estas batidas, ou raps são classificados na parapsicologia de Fenômenos Extra-Normais e são chamados de Tiptologia.
Muitos anos mais tarde, as mesmas irmãs Fox explicaram tudo: Catarina e Margarida tinham uma irmã mais velha, de 31 anos, casada, chamada Leah, ou senhora Fisch, sobre nome do marido. A filha mais velha da senhora Fisch contava então com 15 anos e chamava-se Isabel; acompanhava a família Fox desde que esta se mudara para Hydesville.
As três meninas dormiam no mesmo quarto. As Fox, para assustar Isabel, tiveram a idéia de amarrar umas maças com um fio muito fino e invisível, na penumbra que ficava o quarto durante a noite. Com o fio, faziam rolar as maças pelo assoalho. Isabel se assustava, mas logo suspeitou das pequenas Fox, que muito riam com seus sustos. No afã de aparentar que elas não tinham participação nos barulhos, começaram a estalar os dedos das mãos, mandando as maças repetir o mesmo numero de ruídos.
Posteriormente, veio a Catarina a idéia de substituir os barulhos das maçãs com estalos dos dedos dos pés, sobre o espaldar da cama de madeira que lhes servia caixa de ressonância.
Com o tempo, foram ficando ambas as irmãs Fox verdadeiras especialistas em provocar raps com este sistema. Isabel terminou descobrindo o truque infantil, mas até ali, o que começara como brincadeira de criança, já contagiara a mãe e os vizinhos. Descobrir o engano, começava a ficar pouco recomendável para as cabecinhas infantis, por medo das represálias da mãe e dos vizinhos crédulos e ingênuos.
De volta a casa paterna, Isabel contou a mãe Leah Fisch o que se passara. Leah, fazendo jus ao seu sobrenome (Fox=raposa) decidiu explorar, inclusive com ameaças, a habilidade de Cathy e Margaret e a fama que iam adquirindo. Organizou numerosas sessões de espiritismo, primeiro em Hydesville e depois, transladando-se com as duas pequenas para sua própria casa, em Rochester, no mesmo estado de Nova York.

                    Casa de Hydesville onde as irmãs Fox estabeleceram o primeiro contato codificado com um "espírito"   
Em 1854 Alan Kardec ouviu pela primeira vez falar nas mesas girantes, após ter o primeiro contato eis aqui a sua opinião "Eu me encontrava, no ciclo de um fato inexplicado, contrário na aparência, as leis da natureza e que minha razão reprimia. Nesse tempo era comum a reunião sem objetivo das manifestações espíritas que chamavam de mesas girantes".
Mas Kardec ao participar das reuniões procurou respostas lógicas e começou a questionar aqueles que se comunicavam e descobriu que estes não passavam de espíritos de pessoas que anteriormente teriam vivido. Segui daí em 18 de Abril de 1957, o primeiro livro da Doutrina Espírita, o Livro dos Espíritos com 1019 perguntas feitas aos espíritos

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário